Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Pós-Graduação

Vale a pena investir em uma pós-graduação em Pedagogia?

25 julho, 2019

Especialização abrangente e cada vez mais necessária para quem busca melhores oportunidades de trabalho, a pós-graduação em Pedagogia abre diversas possibilidades para o profissional. 

Recém-formados nesta área de conhecimento — que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e temas ligados à educação —  devem considerar a pós como um diferencial no competitivo e exigente mercado de trabalho.

Se você está na dúvida de fazer ou não uma pós-graduação em Pedagogia, acompanhe o post e entenda se vale a pena investir nela!

Pós graduação em pedagogia

A abrangência da atuação do pedagogo

A Pedagogia oferece um amplo leque de possibilidades para o profissional. Gestão escolar, produção de material didático, cursos a distância, Psicopedagogia, consultoria, Educação especial, Pedagogia Empresarial: as principais áreas de atuação da Pedagogia são bastante diferentes e vão além da sala de aula. 

Embora na maior parte das vezes a profissão de pedagogo seja associada à educação de crianças, adolescentes e adultos, nem sempre o profissional atua como docente!

Nos últimos anos, o aumento demográfico, as transformações nas relações de trabalho e a urbanização promoveram mudanças na sociedade. Da mesma forma, a Pedagogia também mudou, ampliou as áreas de atuação e se ajustou às novas necessidades da sociedade e do mercado. 

Dentre os principais cursos de pós-graduação em Pedagogia, destacam-se:

  1. Educação Infantil
  2. Pedagogia Social
  3. Docência do Ensino Superior
  4. Gestão Escolar
  5. Sociologia da Infância
  6. Educação Especial e Inclusiva
  7. Sociologia da Educação e Cultura
  8. Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa
  9. Docência em Metodologia da Matemática
  10. Pedagogia Hospitalar

Acelerando a carreira com a pós-graduação em Pedagogia

A pós-graduação é uma especialização voltada para um segmento específico de  interesse do estudante, com base no desenvolvimento de técnicas utilizadas no mercado de trabalho.

Versátil e amplo, o curso de Pedagogia é uma das graduações mais procuradas pelos alunos. Não à toa, ocupa o 3º lugar no ranking de graduações mais populares do Brasil, atrás dos cursos de Direito e Administração. 

Ter uma pós-graduação na área pode ser um diferencial na disputa por uma vaga de emprego. Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é necessário que o profissional se qualifique para atender às expectativas e garantir as melhores oportunidades!

Para dar o primeiro passo, é necessário traçar objetivos e afinidades do estudante e verificar, dentre as diversas possibilidades de atuação na área de Pedagogia. 

A especialização é a combinação de teoria e prática, capaz de proporcionar a aquisição de competências universais e altamente aplicáveis. 

Assim, empresas terão mais confiança em contratar um profissional com este perfil, pois ele será capaz de executar tarefas complexas e específicas.

As vantagens de investir numa pós para Pedagogo

Motivos não faltam para investir na pós em Pedagogia:

Ampliar rede de contatos

Ter um bom networking é essencial para uma carreira bem-sucedida. Com a pós, é possível ampliar a rede de contatos e maximizar as chances de conseguir uma boa oportunidade, por meio de indicações e um bom relacionamento interpessoal.

Aumentar as chances de ter um bom salário

Quem não deseja aumentar o rendimento mensal? Ao se especializar, as chances de conseguir uma boa remuneração também aumentam! Profissionais que se aprofundam em um determinado assunto são mais valorizados e, consequentemente, são mais propensos a ter retorno financeiro ao conseguirem as melhores oportunidades.

Obter novas oportunidades

Atualmente, vivemos uma crise no mercado de trabalho, decorrente da saturação da força de trabalho. Conforme as oportunidades se reduziram, profissionais com diplomas de graduação se viram incapazes de competir com profissionais mais experientes.

Assim, quando um pedagogo investe na pós, ele está investindo em novas oportunidades de trabalho no futuro! 

Aquisição rápida de conhecimento

Outra grande vantagem de fazer uma pós em Pedagogia é se manter atualizado com as novidades e tendências da área escolhida, bem como reciclar conhecimentos adquiridos na graduação. Uma pós ajuda na aquisição mais rápida de conhecimento sobre um tema não abordado na graduação.

Dessa forma, quem pretende se especializar em algum assunto sem ter que passar por outra graduação, tem a pós como opção para acelerar o processo!

Tornar-se um especialista

Cursos de pós-graduação podem ser do tipo lato sensu (especializações ou Master Business Administration – MBAs) ou do tipo stricto sensu (Mestrado e Doutorado). 

Para se tornar um especialista, é preciso realizar um planejamento de carreira, considerando não somente as oportunidades do mercado, mas também a inclinação profissional do aluno.

Ao se tornar um especialista, o profissional aumenta suas chances de conseguir uma boa oportunidade no atual mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente.

Pensando em fazer pós-graduação em Pedagogia? Visite site da FAATESP e confira as opções de especializações em Educação! 

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?