Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Graduação

Vale a pena fazer faculdade?

1 agosto, 2019

Após terminar o Ensino Médio, muitos jovens se perguntam: vale a pena fazer faculdade? Quem é mais velho e deseja retomar os estudos para se especializar também se veem no mesmo dilema.

Investir de 4 a 6 anos em uma graduação exige dedicação, compromisso, tempo e recursos. Por isso, muitas vezes é comum que surjam dúvidas a respeito da iniciativa de ingressar ou não no curso superior.

Ser bem-sucedido em qualquer profissão exige capacitação e aprimoramento constantes. Ter um diploma pode abrir muitas portas no mercado de trabalho!

No entanto, perguntas como “será que terei dinheiro para investir na faculdade?”, “terei tempo para me dedicar aos estudos?” e outras são frequentes, deixando muita gente na dúvida de qual caminho escolher! 

Para saber se essa é uma boa opção para o que você almeja profissionalmente, veja a seguir quais são as vantagens de fazer uma faculdade!

Qual diferencial da faculdade?

A qualificação do curso superior é o sonho de muitos brasileiros. Por isso, é essencial entender o quão importante é esta formação no atual mercado de trabalho! A depender da carreira escolhida, o diploma é obrigatório para o exercício da profissão. 

Isso acontece com engenheiros, pedagogos, médicos, psicólogos, professores, nutricionistas, advogados, farmacêuticos e muitos outros. Mais do que obter um diploma, é na faculdade que o aluno entende, na teoria e na prática, como funciona o dia dia da profissão por ele escolhida. 

A formação superior deve corresponder aos objetivos pessoais, profissionais e financeiros do candidato.

Além disso, o contato diário com professores altamente qualificados (para lecionar na faculdade, o profissional precisa ter pós-graduação, Mestrado ou Doutorado) é altamente enriquecedor intelectualmente

Você sabia que, de acordo com o estudo Education at a Glance 2018, elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi constatado que somente 17% dos brasileiros têm ensino superior? A média dos países-membros da OCDE é de 44%!

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em profunda transformação, por conta da chamada 3ª Revolução Tecnológica, a necessidade de estar à frente na corrida por melhores oportunidades de trabalho, fazer faculdade é, sem dúvida, a melhor decisão!

Vantagens de fazer faculdade

Muitos são os benefícios trazidos pelo Ensino Superior: aprimoramento intelectual, preparo técnico, experiência por meio de estágios e iniciação científica etc. Além disso, proporciona as seguintes vantagens:

Alavancar a carreira

Ter o diploma de uma boa universidade é um grande diferencial para quem ainda não está inserido no mercado de trabalho. Ter curso superior é essencial na hora de conseguir aquela vaga tão sonhada ou prestar um concurso público.

Quem já está trabalhando e tem a chance de assumir mais responsabilidades em seu emprego atual e ocupar cargos mais altos também deve considerar o Ensino Superior para turbinar a carreira!

Melhores salários

Você sabia que, no Brasil, quem cursou faculdade tem mais chances de ganhar melhores salários quando comparado aos que possuem apenas o ensino médio? Segundo pesquisas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, a diferença salarial chega a ser de mais de 150% (uma das maiores do mundo!).

Formação intelectual e cidadã

O curso superior eleva nossa percepção enquanto cidadãos. Por meio da faculdade, adquirimos conhecimento sobre determinado assunto e, ao mesmo tempo, experiência de vida, de convivência em grupo e desenvolvemos capacidade de pensamento crítico. 

Estes atributos permitem um grande aprimoramento pessoal e emocional, facilitando vários campos da vida de uma pessoa!

Realização profissional

Fazer o que gostamos é muito gratificante, não é mesmo? Ao assumir o compromisso de fazer faculdade, a pessoa poderá exercer a profissão escolhida no futuro, e a realização profissional é essencial para que diariamente haja motivação para encarar mais um dia de trabalho!

Objeções comuns sobre fazer faculdade 

Você vê obstáculos para ingressar no curso superior? Saiba como driblá-los e realizar seu sonho:

“Vai demorar muito até me formar e ingressar no mercado de trabalho.”

Os cursos de bacharelado e licenciatura duram, em média, 4 ou 5 anos. No entanto, ao optar por um Curso Superior de Tecnologia, a cai para 2 a 3 anos. Estes cursos são focados em uma área profissional específica. 

Embora seja um tempo considerável até a formatura, lembre-se de que durante a graduação você poderá adquirir experiência por meio de estágios remunerados. Além de ser um lugar de aprendizagem, é também o ponto de partida para quem deseja as melhores oportunidades do mercado!

“Não tenho tempo para estudar.”

Seja por motivos pessoais ou geográficos, muitos desistem de ingressar no ensino superior por falta de tempo. 

A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia e o surgimento da Internet, o Ensino a Distância (EAD) se tornou uma solução inteligente para quem precisa de flexibilidade de horário para estudar. Além disso, ser organizado e se comprometer em fazer bem a faculdade possibilita que se faça um curso superior presencialmente enquanto se trabalha em horário integral!

“Não tenho dinheiro para investir em uma faculdade.”

O fator financeiro é outro impedimento para fazer faculdade? Ingressar na faculdade pública e gratuita é uma solução, no entanto, nem todos conseguem! Ainda assim, é possível realizar o sonho do curso superior por meio de programas de financiamento estudantil do governo federal, como FIES e ProUni.

Estes programas oferecem bolsas de 50% a 100% de desconto nas mensalidades. Para se inscrever nestes dois programas, o candidato precisa cumprir requisitos de renda e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir da nota alcançada, o aluno pode ser selecionado. 

A FAATESP, por exemplo, é uma faculdade que oferece diversos descontos e facilidades de financiamento para estudantes.

E você? Já pensou em fazer faculdade, mas encontrou obstáculos e não correu atrás do seu objetivo? Deixe sua opinião nos comentários!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?