Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Administração

Tudo o que você precisa saber sobre o Curso de Administração

14 junho, 2019

Você sabia que o curso de Administração é uma das graduações mais procuradas no Brasil, perdendo apenas para o curso de Direito? Anualmente, milhares de pessoa ingressam no ensino superior, e a busca por profissões versáteis e abrangentes reflete o profissional do futuro: dinâmico e multidisciplinar.

Um fator que contribui para a alta procura pelo curso é a ampla gama de possibilidades no mercado de trabalho, como Recursos Humanos, Logística, Marketing e Finanças, entre muitos outros.

A chance de trabalhar em empresas de diversos portes e em diferentes setores da economia e de abrir o próprio negócio também fazem com que muitos se interessem pela carreira.

Se você possui uma visão de organização acima da média, possui espírito empreendedor e está em dúvida sobre qual ensino superior cursar, confira este post!

O que é o curso de Administração?

No decorrer do curso, o estudante aprende como gerenciar empresas, com foco estratégico em aspectos financeiros, materiais e humanos, com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do negócio.

O administrador desempenha um papel fundamental em uma organização, área ou departamento, visando sempre maneiras de garantir produtividade e alavancar a competitividade de empresas no mercado.

Ou seja: trata-se de uma função essencial, de alta responsabilidade e que exige alto grau de visão estratégica e analítica para tomadas de decisão. Um bom profissional deve estar capacitado para planejar, organizar, controlar, coordenar e liderar diversas áreas, funções e departamentos de uma empresa.

O curso aborda temas referentes à gestão de pessoas, financeira, logística, dentre outros, além de empreendedorismo e técnicas de administração de empresas. Ao terminar a faculdade, o recém-formado possui uma sólida e abrangente base teórica, sendo capaz de administrar diversos setores de uma empresa.

Curiosidade: O conceito de administração surgiu na sociedade suméria, no ano 5000 a.C., e foi aprimorada ao longo dos séculos por egípcios e chineses. Historicamente, as organizações militares e a Igreja Católica foram responsáveis pela evolução do processo na civilização ocidental.

Em comparação a outros países, o curso de Administração no Brasil é relativamente recente. A regulamentação da profissão ocorreu no país aconteceu em 1965, por meio da Lei nº4.769.

A primeira graduação, no entanto, se iniciou em 1952, enquanto os EUA, à mesma época, já contavam com cerca de 50 mil bacharéis, 4 mil mestres e cem doutores por ano em Administração.

Principais áreas tratadas no curso de Administração

Com duração de 8 semestres (4 anos), o bacharelado em Administração consiste em formar profissionais com uma visão geral para administrar empresas de diversas áreas de atuação.

De forma geral, a grade curricular do curso de Administração é constituído de disciplinas básicas, como matemática, estatística, antropologia, ciência política, sociologia, filosofia, ética, psicologia, contabilidade, economia e teorias da administração.

A formação específica acontece nos semestres finais do curso superior e contam com disciplinas de estratégia, recursos humanos e finanças. O bacharelado é o ponto de partida para o profissional que, após entender o funcionamento da carreira, escolhe a área específica de atuação, que oferece diversas possibilidades:

  • Multinacionais
  • ONGs e projetos sociais em geral
  • Pesquisa científica
  • Recursos Humanos
  • Departamento financeiro
  • Compras
  • Logística
  • Controle de qualidade
  • Companhias privadas ou públicas
  • Microempresas
  • Marketing
  • Comércio Exterior
  • Administração Hospitalar

Além de aulas teóricas, os professores trabalham com atividades práticas, como estudos de caso, seminários, jogos estratégicos e projetos experimentais. Assim, o aluno pode aplicar seus conhecimentos, desenvolver habilidades e criar plano de ação estratégicos.

O estágio também faz parte da graduação, e a experiência agrega ainda mais bagagem para o estudante. No final da graduação, o momento mais esperado, para conseguir o diploma o estudante precisa desenvolver um trabalho de pesquisa, o famoso TCC, Trabalho de Conclusão de Curso. O projeto é apresentado para uma banca avaliadora, formada por professores e profissionais da área.

Como você pode perceber, o curso de Administração é bastante amplo e versátil. Não à toa, aproximadamente 766 mil novos administradores devem ingressar no mercado de trabalho nos próximos anos! Se você deseja gerenciar negócios, pessoas ou recursos e tem talento para alcançar metas, você é um forte candidato para essa profissão.

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e não perca nossas publicações! Você vai ficar por dentro de tudo sobre ensino superior, Administração e outros temas!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?