Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Graduação

Saiba porque vale a pena fazer faculdade particular

13 fevereiro, 2020

Muitos se perguntam: vale a pena fazer faculdade particular? Será que assumir essa responsabilidade financeira compensa, no futuro? 

Afinal, ingressar no Ensino Superior, se destacar no meio acadêmico, se preparar para um mercado extremamente competitivo e construir uma sólida carreira são os principais objetivos dos estudantes. 

É inegável o prestígio das universidades federais e estaduais de todo o Brasil, que oferecem Ensino Superior gratuito para a população. 

Embora sejam espaços disputados por milhões de estudantes, conquistar uma vaga pode ser um processo demorado, deixando muitos exaustos e até mesmo desanimados. Especialmente se a área escolhida for altamente concorrida!

Foi-se o tempo que em as faculdades particulares não tinham estrutura ou corpo docente de qualidade. 

Com o passar dos anos, esses espaços se tornaram cada vez mais reconhecidos e com boa colocação em avaliações contínuas do MEC, órgão responsável em garantir a excelência do ensino superior.

Atualmente, existem instituições privadas que não perdem em nada para as federais, representando uma ótima alternativa para quem deseja investir no futuro!

Maioria no país, as faculdades particulares atraem cada vez mais o interesse das pessoas, por meio de programas de incentivo e as bolsas de estudo. Não à toa, o número de estudantes matriculados em faculdades privadas cresceu muito nos últimos anos.

Se você está pensando em investir em faculdade particular, mas ainda possui dúvidas, acompanhe o post!

As vantagens de investir em um faculdade particular

1. Ótima infraestrutura

Em comparação às faculdades públicas, as particulares saem na frente quando o assunto é infraestrutura. Ambientes bem preservados, equipamentos de última geração, computadores, livros e outros materiais de consulta sempre à disposição são algumas das vantagens.

Este tipo de ambiente, além de mais moderno e estruturado, também conta com um senso de comunidade, que tem como objetivo preservar o patrimônio e garantir o melhor espaço para estudantes, professores e funcionários.

2. Corpo docente forte e qualificado

Boa parte da arrecadação das mensalidades é destinada para contratação de mão-de-obra qualificada.

Atualmente, a proporção de docentes com títulos de Mestre, Doutor e Pós-Doutor é cada vez maior nas faculdades particulares. Assim, o aluno tem a chance de conviver com especialistas renomados e bem-sucedidos, que têm a expertise necessária na área escolhida.

3. Senso de responsabilidade e autocobrança

Cursar uma faculdade paga exige disciplina, responsabilidade e autocobrança. O aluno fica mais atento em relação à gestão de tempo e aproveitamento das disciplinas. Afinal, é um grande investimento e, como tal, merece o máximo de cuidado.

O que é investido durante o curso é, por si só, uma grande motivação para terminar o curso e se tornar um bom profissional!

4. Alunos bem preparados para o mercado

A formação da faculdade privada é mais voltada para o mercado. Para além da teoria e das pesquisas científicas, é ensinado como lidar com problemas e reais de uma profissão.

Nesse sentido, o aluno se prepara melhor para enfrentar desafios e compreender, na prática, um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e que se transforma rapidamente.

5. Horários flexíveis

Você sabia que nas faculdades particulares  o currículo do curso é adaptado para que, em qualquer horário, todos recebam a mesma educação de qualidade? 

Assim, o estudante possui mais flexibilidade para escolher o melhor turno para cursar, conciliando os estudos com trabalho, estágio e outras atividades extracurriculares.

6. Agilidade para resolver problemas junto à instituição

Quem já frequentou universidade pública sabe como é difícil resolver uma burocracia, solicitar documentação junto à Secretaria ou solucionar um problema no sistema Intranet da instituição. Na faculdade privada, o aluno não corre esses riscos!

Isso porque há um comprometimento por parte dos funcionários de assegurar que tudo funcione da melhor forma, atendendo a pedidos de auxílio dos alunos com pontualidade, cordialidade, agilidade e assertividade. 

7. Melhor relacionamento com professores

A relação aluno-professor possui mais proximidade na instituição privada, visto que nesse ambiente a proporção de alunos por professor é menor.

Com turmas mais enxutas, o docente consegue dar mais atenção aos estudante, tirando dúvidas e recomendando conteúdos de forma eficaz.

8. Programas/bolsas de incentivo

Outra grande vantagem são os programas e bolsas de incentivo. Com a nota do ENEM, por exemplo, é possível participar de diversos programas do Governo Federal, que facilitam o ingresso tanto em faculdades públicas quanto privadas. 

Cada universidade possui particularidades próprias em relação à nota mínima exigida. No geral, são aceitas notas de qualquer edição a partir do ano de 2010.

Outras soluções são o ProUni e FIES que concedem bolsas de estudo integrais ou parciais e permitem financiar os estudos a juros baixos.

9. Maior variedade de formatos

Cursos presenciais, semi presenciais, Ensino a distância… existem opções que se ajustam a todo tipo de rotina! Com o avanço da tecnologia, é possível otimizar o tempo e assistir às aulas de forma remota. 

Além de evitar horas no trânsito, a variedade de formatos ajudou a democratizar o ensino, dando oportunidade de estudo para quem reside em lugares distantes das grandes cidades.

Motivos não faltam para investir em uma boa graduação. Vale a pena fazer faculdade particular, sim! Seja criterioso na hora de escolher a instituição, pesquise bastante e busque referências de outros estudantes.

E você, pensa em investir em um curso superior particular? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?