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Carreira

Saiba como desenvolver liderança e ser destaque!

8 novembro, 2019

Afinal, qual é o “segredo” de um grande líder? Como desenvolver liderança, inspirar pessoas e ser referência no mercado?

Atualmente, um dos maiores desafios dentro de uma organização é contar com um liderança capaz de trazer confiança, autonomia e inovação no dia a dia de trabalho. Alguém capaz de “virar o jogo” mesmo em momentos mais difíceis, que engaja a equipe de forma contínua.

Administrar processos e pessoas, direcionando-os para um objetivo final, requer uma série de atributos, além de formação profissional adequada (Administração com especialização em Gestão de Pessoas, por exemplo).

Se você se interessa em ocupar essa posição desafiadora dentro de uma empresa, pensa de forma estratégica e adora lidar com pessoas, descubra como desenvolver liderança e se destacar profissionalmente!

Habilidades esperadas de um líder

É possível se tornar um líder ou já se nasce com o “jeito”? Bem, tudo depende do seu objetivo profissional e do seu mindset. No entanto, existem algumas habilidades fundamentais que caracterizam um bom candidato a gestor:

1- Inteligência emocional

A capacidade de lidar com sentimentos e tomadas de decisão é chamada de inteligência emocional, um dos atributos mais importantes do profissional do século XXI. Este conceito vem da Psicologia, e é sustentado por cinco pilares:

  • Autoconhecimento
  • Controle das emoções, principalmente da ansiedade
  • Automotivação
  • Aprender a se colocar no lugar do outro 
  • Bom relacionamento interpessoal

2- Saber ouvir

Ouvir bastante, entender suas necessidades, filtrar informações e extrair o melhor da fala do outro também é uma habilidade de liderança. Quando nos interessamos pelo o que o outro está dizendo, estamos sendo empáticos. 

3- Organização

Liderar pessoas e processos sem uma boa organização é impossível! Atualmente, ferramentas de automação facilitam e centralizam tarefas, mantendo a equipe conectada e alinhada.

4- Transparência

A cultura da transparência é essencial na gestão de pessoas. Essa postura gera um senso de confiança, atenuando a tensão do dia a dia de trabalho e fazendo com que a equipe se sinta à vontade para receber ou dar feedbacks.

Ser transparente facilita as trocas entre equipe e lideranças, ajudando no clima organizacional e aumentando a produtividade.

5- Capacidade de gerir crises

Lidar com imprevistos, contornar problemas de forma rápida, manter a cabeça fria mesmo diante de um pepino daqueles: tudo isso soa familiar para você? Então, provavelmente, você 

tem uma das características fundamentais de um líder!

A gestão de crises é uma das áreas de maior crescimento atualmente. Muitas empresas têm extraído soluções e inovação a partir de uma visão em que crise é sinônimo de oportunidade. 

Erros e imprevistos, quando administrados de forma estratégica, trazem aprendizado e crescimento.

6- Visão estratégica

Além de saber lidar com emoções e pessoas, é necessário que o profissional que ocupa um cargo de liderança tenha uma visão estratégica afiada. 

Antecipar problemas, planejar ações, direcionar tarefas, atingir resultados: é um longo caminho para o sucesso, e estar atento em todas as etapas diferencia um líder dos demais colaboradores.

O gestor precisa estar sempre de olho nas tendências, ter alta capacidade analítica e noção de riscos em longo prazo são atributos essenciais para tomadas de decisão inteligentes.

Como desenvolver habilidades de liderança?

É possível estimular colaboradores e “apontar o caminho das pedras” de uma boa liderança? Sim! Atentas à importância do papel do gestor, empresas podem facilitar o processo e “criar” líderes com algumas atitudes:

  • Elimine barreiras hierárquicas

Esqueça a formatação tradicional corporativa: quanto menos posições de hierarquia, melhor. Assim, o relacionamento com a equipe é mais transparente, gera mais confiança e estreita laços.

Ao reduzir a distância entre cargos, gera senso de pertencimento e até mesmo de igualdade, proporcionando mais conforto no dia a dia e facilitando a comunicação.

  • Todo mundo na mesma página

Manter a equipe por dentro de absolutamente tudo que acontece na organização é essencial. Conhecer a fundo a realidade da empresa faz com que o colaborador esteja pronto para lidar com demandas fora do previsto ou até mesmo pensar em novas soluções.

Para que isso seja possível, é preciso apostar em uma comunicação interna dinâmica, acessível e objetiva. 

  • Inclusão

Ser um bom ouvinte faz com que a equipe se sinta à vontade para sugerir processos e propor melhoras. Quanto maior a inclusão e reconhecimento do colaborador, melhor é a sua produtividade. Afinal, sentir-se parte de uma organização e ser reconhecido é altamente motivador!

  • Observação aguçada

Além de estimular e engajar a equipe, é fundamental que um CEO seja capaz de identificar um líder em potencial. Assim, é possível direcionar o colaborador certo para ocupar uma futura posição de liderança.

Observar o comportamento e o desempenho de cada um individualmente, investir em cursos de capacitação, treinamentos e outras ferramentas são formas de descobrir novos talentos.

  • Entenda as limitações e os problemas de cada colaborador

Ficar a par de problemas, atritos e outros acontecimentos é fundamental para despertar espírito de liderança. 

Quanto mais rápido imprevistos forem corrigidos, melhor. Estender crises ou se manter distante de problemas pode prejudicar seriamente o clima organizacional e, consequentemente, a produtividade!

Viu como é possível desenvolver liderança? Na sua opinião, quais habilidades um bom líder deve ter? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo!

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