Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Educação

Pedagogia empresarial: saiba tudo sobre essa área em crescimento

1 novembro, 2019

A Pedagogia empresarial nunca esteve tão em alta. A educação corporativa, essencial para otimizar processos e treinar equipes, é o foco das organizações do século XXI.

Historicamente, o pedagogo sempre se destacou pela atuação na educação escolar. No entanto, com o tempo, percebeu-se que um indivíduo deve passar por uma qualificação contínua, mesmo na fase adulta.

Muitos não sabem, mas as principais áreas de atuação da Pedagogia são bastante diferentes e vão muito além da sala de aula! Versátil e abrangente, o curso de Pedagogia ocupa o 3º lugar no ranking de graduações mais populares do Brasil.

O foco da Pedagogia Empresarial é otimizar processos de um negócio e melhorar a qualidade da prestação de serviços ou criação de produtos. 

Com a transformação digital, muitas empresas precisaram redesenhar suas culturas e repensar estratégias. Por isso, estão investindo cada vez mais no seu mais valioso patrimônio: sua equipe. 

Afinal, uma organização é feita de pessoas e, sem a devida metodologia, atingir resultados pode ser um grande desafio!

Você sabe o que é Pedagogia Empresarial e qual sua importância atualmente? Acompanhe o artigo e descubra tudo sobre essa área em crescimento!

O que é pedagogia empresarial?

A pedagogia empresarial é um conjunto de estratégias e metodologias que têm como objetivo otimizar a produtividade e engajamento geral de uma organização, com foco no comportamento de seus colaboradores. 

Esta área dá suporte à estruturação de mudanças, inovação, ampliação e aquisição de conhecimento no espaço organizacional. Além disso, também consiste no fomento à criatividade, incentivar o espírito de equipe, dentre outros.

Capacitar e inspirar pessoas: esta é a missão! É preciso ir além de simplesmente atribuir tarefas e responsabilidades: é necessário estimular o desenvolvimento profissional e pessoal de toda a equipe!

A aquisição de conhecimento se dá por meio de palestras, cursos de capacitação, imersões, treinamentos, reciclagens e atividades lúdicas que ajudam a preparar o colaborador para executar as atividades do dia a dia. 

Quais as vantagens da pedagogia empresarial?

Motivos não faltam para investir em educação corporativa:

  • Desenvolvimento de novas competências

Manter uma equipe sempre atualizada e bem preparada ajuda a entender melhor um determinado negócio. Ao desenvolver novas competências, o colaborador saberá identificar causas e efeitos em importantes tomadas de decisão.

  • Redução de rotatividade de colaboradores

Quando um colaborador sai de uma empresa, ele está levando consigo todo know-how e expertise da organização. Por isso, ao investir na equipe, a empresa retém seus talentos e, consequentemente, reduz a rotatividade.

Afinal, um colaborador engajando, mais satisfeito e realizado com aquilo que faz tem um rendimento melhor, e fará de tudo para evoluir dentro da empresa, contribuindo para o desenvolvimento e o sucesso em longo prazo.

  • Um novo olhar sobre o dia a dia de trabalho

A aplicação da pedagogia empresarial permite que novos horizontes, insights e competências ajudem os colaboradores a enxergarem de forma mais clara o que devem alcançar e como fazer isto.

  • Melhora o clima organizacional

Uma empresa que valoriza e capacita seus colaboradores tem uma rotina mais produtiva. Assim, o clima organizacional fica bastante favorável para manter a equipe sempre motivada, além de atrair novos talentos.

  •  Aquisição de conhecimento no espaço organizacional

Com um bom direcionamento pedagógico, o colaborador é capaz de, por meio de ferramentas e metodologias, entender melhor o espírito de equipe, realizar treinamentos, incentivar a criatividade, dentre outros benefícios.

Além disso, a Pedagogia Empresarial otimiza processos de um negócio e melhora a qualidade da prestação de serviços ou criação de produtos. 

  • Rápida resolução de problemas

Um colaborador bem preparado tem a capacidade de resolver problemas complexos de forma mais rápida. Com o acompanhamento de um pedagogo, o profissional terá todo apoio buscar soluções inteligentes e desenvolver habilidades.

  • Vantagem competitiva

Colaboradores satisfeitos e competentes representam uma grande vantagem competitiva. Em tempos de mudanças (na forma como nos comunicamos, como consumimos etc.), é preciso estar preparado para superar a concorrência!

Por isso, nunca se investiu tanto em educação corporativa como nos últimos anos!

Como ser um profissional da área?

Para atuar na educação corporativa, é preciso que o profissional seja formado em Pedagogia e seja especializado em uma pós-graduação, com foco em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa.

Para obter sucesso nessa área de atuação, é imprescindível que o profissional tenha um perfil de liderança, capaz de engajar e motivar outras pessoas. Além disso, ele deve ser flexível e se adaptar facilmente às mudanças estratégicas e pedagógicas, extraindo o melhor resultado de cada colaborador, entendendo as características individuais de cada um.

Esta abordagem consiste em estratégias e metodologias que proporcionam melhor assimilação de conhecimentos por parte da equipe. Dessa forma, tudo o que é aprendido dentro da organização pode ser aplicado na vida pessoal e profissional do colaborador, melhorando sua percepção do mundo e de si mesmo. Consequentemente, tornando-se pessoas mais engajadas, produtivas e qualificadas!

A interação e a contínua troca de conhecimento entre as pessoas são essenciais para criar um ambiente profissional inspirador e inovador!

Agora que você já sabe o que é pedagogia empresarial e qual é sua importância, não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do assunto!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?