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Carreira

O que é e por que é importante fazer networking?

12 setembro, 2019

Existe um provérbio africano que diz “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá em grupo”. Em outras palavras: networking é tudo! 

Você provavelmente já ouviu a expressão “Ninguém consegue nada sozinho”, certo? Afinal, vivemos em sociedade, e é comprovado cientificamente que uma vida em comunidade não é apenas mais produtiva e bem-sucedida, como também mais feliz e longeva.

Ter boas habilidades em relações interpessoais é, atualmente, um dos atributos mais importantes do profissional do futuro. Manter relacionamentos saudáveis e transparentes é fundamental para qualquer pessoa, tanto no campo pessoal quanto profissional.

Nos últimos anos, diversas expressões passaram a fazer parte do mundo profissional. Você sabe o que significa networking e qual sua importância para ter sucesso na carreira? Acompanhe nosso artigo!

O que é o networking?

É a capacidade que uma pessoa possui para criar um sólido relacionamento no ambiente profissional.

A expressão vem de network, que significa “rede de contatos”. Essa rede é uma poderosa ferramenta, capaz de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade.

Saber ouvir o outro, entender as necessidades do mercado, ficar de olho nas oportunidades e exercitar empatia são atitudes fundamentais para criar uma excelente rede de contatos.

Enquanto o network se refere a essa rede, o networking diz respeito à atividade de cultivá-la.

Por que é importante investir em networking?

Muitos são os benefícios do networking: consolidar e fortalecer amizades, facilitar e estreitar negociações comerciais, inspirar e, claro, aproveitar cada vez mais oportunidades no mercado de trabalho.

Em se tratando de uma rede de contatos profissionais, existem muitas vantagens nas trocas de informações e experiências. Por exemplo: quem está iniciando a carreira deve aproveitar o convívio com profissionais seniores, que têm experiência e conhecimento para ensinar.

Além de contar com mentorias e orientações de experts no assunto da sua área, o inverso também é uma experiência enriquecedora. Ao estar em contato com jovens estagiários, é possível aprender muito com as novidades, especialmente quem trabalha com tecnologia.

Vivemos em um mundo dinâmico e hiperconectado, no qual um currículo ou uma opinião atingem um alto volume de pessoas com apenas um clique. 

Portanto, fazer networking nunca foi tão fácil e eficaz, e muitos profissionais têm utilizado redes sociais voltadas para carreiras profissionais para criar uma rede inspiradora, forte e com poder de decisão.

Como criar uma rede de contatos ativa?

Relacionar-se com outras pessoas é um assunto complexo, que envolve diversas questões emocionais, sociais, éticas e morais. É preciso ter bom senso e muito tato para lidar com pessoas. Mas, como criar um networking de forma natural e espontânea? Confira:

Cultive relacionamento antigos

Ex-colegas, amigos de faculdade e outras relações de longa data devem ser cultivadas com o tempo, para que você mantenha suas referências e amplie oportunidades. As redes sociais são perfeitas para encontrar velhos amigos para colocar o papo em dia!

Seja presente (literalmente!)

Não se restrinja apenas às redes sociais: vá em eventos, almoços, jantares e confraternizações sempre que tiver oportunidade.  O encontro presencial, com olho no olho e calor humano, é fundamental para fortalecer relações e promover novas oportunidades.

Saiba quando a pessoa não está interessada

Um bom relacionamento só acontece se existir interesse genuíno de ambas as partes. Portanto, se você perceber que a outra pessoa não está interessada, não force a barra: desista e parta para outra! 

Não guarde ressentimentos e evite tecer comentários sobre alguém desagradável ou que não correspondeu às suas expectativas. Encare qualquer falta de sintonia como um acontecimento natural!

Saia da zona de conforto

Vá além da sua rede conhecida e desafie-se a conhecer pessoas novas. Muitas vezes, por insegurança ou até mesmo por timidez, deixamos de fazer novas conexões. No entanto, perdemos grandes chances de ampliar nossos contatos!

Quebre o gelo e saia da zona de conforto: apresente-se de forma cordial e humana,  compartilhe ideias e saiba ouvir! Assim, dificilmente você vai ter uma experiência constrangedora ou desagradável, e ainda vai aumentar a lista de possibilidades de trabalho e troca de experiências enriquecedoras!

Seja relevante

Saber se comunicar e se expressar bem é essencial para iniciar uma conversa ou promover discussões interessantes. Além disso, é importante que você mantenha periodicidade nos seus contatos.

Isso significa que você deve ser relevante (presente, cordial e proativo) sempre, e não apenas quando precisa de algo. Mostre interesse real pelas pessoas, não seja conhecido como aquele amigo que só aparece quando tem problemas ou está fora do mercado de trabalho!

Assim, você aumenta as chances de alcançar os principais objetivos do seu trabalho, sua carreira, seus negócios e até mesmo sua vida pessoal.

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