Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Carreira Educação

Faculdade depois dos 30: vale a pena?

30 agosto, 2019

Quando o assunto é carreira profissional, muitos hesitam em fazer faculdade depois dos 30 anos. Afinal, será que nessa idade vale a pena investir num curso superior? 

Perguntas como “será que vou conseguir”, “será que vou me formar muito velho”, “consigo acompanhar as aulas?” e tantas outras surgem a todo momento.

Embora a graduação seja o próximo passo de estudantes do Ensino Médio ou cursos preparatórios, a tendência é que pessoas de 30 anos ou mais ocupem cada vez mais o espaço universitário!

Afinal, o mundo mudou: a expectativa de vida aumentou, o mercado de trabalho se transformou e estamos passando pela 4ª Revolução Industrial e Tecnológica. Segundo dados recentes do Censo de Educação Superior, 1 em cada 3 universitários tem 30 anos ou mais!

Se você está na dúvida sobre o assunto, acompanhe o artigo e saiba por que faculdade não tem idade!

Afinal, vale a pena?

Após os 30 anos, estamos mais propensos a compreender disciplinas e conteúdos, além de termos mais maturidade para lidar com as exigência da vida acadêmica. A determinação e a alta capacidade autocrítica também são atribuições típicas dessa fase da vida. 

Assim, nessa idade é mais fácil traçar objetivos e persegui-los com foco e responsabilidade! 

Quanto mais experiência, seja em aspectos da vida pessoal ou profissional, mais enriquecedor será o processo de aprendizagem. O ambiente acadêmico, por sua vez, é extremamente estimulante e agitado, ótimo para quem deseja fazer novos amigos e estender a rede de contatos!

O convívio com especialistas, professores, coordenadores e profissionais da área escolhida é fundamental para o aluno ter referências de estudo e pesquisa. Afinal, buscar fontes confiáveis, de pessoas altamente qualificadas, é essencial para uma boa formação acadêmica! 

É importante que o aluno busque se atualizar indo a palestras, conferências, workshops e outros eventos da faculdade, a fim de se familiarizar com aquele universo e fortalecer o networking. 

4 motivos para cursar faculdade depois dos 30

Diferencial competitivo

Você sabia que, no Brasil, fazer uma faculdade pode significar um aumento de até 156% no salário? Os dados são do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Por isso, com um diploma de Ensino Superior, é possível aumentar a chance de empregabilidade, visto que é um grande diferencial competitivo! Em tempos de crise, mudanças e instabilidade financeira, é preciso estar bem qualificado para disputar a vaga dos seus sonhos!

Mudança de área profissional

É muito comum um profissional chegar em um determinado momento da carreira e resolver complementar a formação ou até mesmo mudar de área. É uma decisão que implica em recomeço, e muitos têm receio de investir em uma nova jornada!

No entanto, mudar de profissão é uma tendência natural. Além disso, atualmente o mercado de trabalho exige flexibilidade e habilidades multidisciplinares. Se você está pensando em começar tudo de novo, não desanime: quanto mais extensa e variada for a sua formação, maiores são as chances de conseguir um bom emprego!

Recolocação no mercado de trabalho

Você está em busca de novos desafios e deseja se recolocar no mercado? Então, também deve considerar a possibilidade de cursar faculdade após os 30 anos,  Atualizar conhecimentos e ampliar a rede de contatos são excelentes formas de abrir portas para novas possibilidades de trabalho!

Realização pessoal e profissional

Se você já tem um emprego, mas gostaria de dar uma turbinada na carreira, a faculdade é uma ótima oportunidade. Além de ganhar experiência e obter novos conhecimentos sobre determinada área, fazer parte do universo acadêmico eleva a autoestima e proporciona excelentes insights!

O Ensino Superior é um ambiente inovador e estimulante, ideal para quem deseja novos ares! Por isso, vale muito a pena investir nesse desafio, pois muitas são as vantagens de fazer faculdade após os 30 anos. 

Ou seja: não existe uma idade padrão para iniciar uma nova jornada de conhecimento, seja para realizar um grande sonho ou para enriquecer o currículo!

Você tem mais de 30 anos e já pensou em se arriscar cursando uma nova faculdade? Compartilhe sua experiência com a gente e deixe um comentário sobre o assunto!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?