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Carreira

Entenda o que são soft skills e como melhorar as suas!

26 dezembro, 2019

O termo soft skills é recorrente quando o assunto é se destacar na carreira.Você está familiarizado com as tendências do mercado de trabalho? Em um mundo cada vez mais conectado e em rápida transformação, manter-se atualizado é um diferencial competitivo. 

As relações de trabalho mudaram e aqueles com maior capacidade de adaptação têm maiores chances de ocupar as melhores vagas e até mesmo uma posição de liderança. 

Hoje em dia, ter um diploma e conhecimento técnico não bastam: o profissional do futuro precisa ser qualificado e também contar com diversos atributos interpessoais e emocionais, que os distinguem dentre tantos concorrentes.

Entenda o que são soft skills e descubra quais você já possui – e quais precisa desenvolver!

O que são soft skills e porque elas são importantes?

Soft skills são as habilidades ligadas ao comportamento de um profissional, que indicam sua capacidade de desenvolver uma relação produtiva, engajada e inspiradora no dia a dia de trabalho, influenciando o ambiente corporativo de forma positiva.

Diferente das hard skills (habilidades técnicas que podem ser ensinadas em uma capacitação, como uso de ferramentas e conhecimentos profissionais), as soft skills não são mensuráveis.

No entanto, são elas que fazem com que um indivíduo se destaque dentro de uma empresa. O toque humano e comportamento é fundamental para gerar empatia, confiança, melhorar o foco e, claro, aumentar a produtividade.

Quais são as soft skills mais buscadas no mercado?

Saiba quais são os traços e comportamentos mais buscados no mercado de trabalho:

1. Inteligência emocional 

Criado pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman, a inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo de entender as próprias emoções com mais facilidade. 

A inteligência emocional se classifica em cinco habilidades: autoconhecimento, capacidade de reconhecer as próprias emoções, autocontrole, capacidade de lidar com os próprios sentimentos e empatia.

2. Bom relacionamento interpessoal

Manter um relacionamento saudável não só com um departamento, mas de forma homogênea e integrada, com todos os setores, é fundamental para criar senso de pertencimento e confiança entre a equipe. 

Além de gerar uma ótima atmosfera de trabalho, essa conexão amplia as chances de insights relevantes para solucionar problemas do dia a dia.

3. Domínio da escrita

A linguagem e o tom que utilizamos na escrita podem causar um boa ou má impressão. Por isso, é preciso dominar a Língua Portuguesa, se expressar corretamente e de forma amistosa, porém, sem perder o viés institucional da comunicação.

4. Boa comunicação

Objetividade e transparência evitam ruídos de comunicação e mantêm todo o time na mesma página. Saber ouvir e contextualizar situações ajudam a promover o diálogo, criando um fluxo de informações coesas e congruentes.

5. Colaboração

Saber trabalhar em grupo e lidar com pessoas, direcionando-as para um objetivo em comum, é uma das soft skills mais importantes atualmente. A colaboração promove um clima organizacional positivo e produtivo.

6. Flexibilidade/Adaptabilidade

Alta capacidade de adaptação, de reinvenção de si mesmo e facilidade para aprender: ser versátil é fundamental para disputar vagas em um mercado que se transforma rapidamente.

7. Criatividade

Em tempos de transformação digital e tecnológica, o pensamento criativo ocupa um lugar de destaque em termos de soft skills. É por meio da criatividade que é possível inovar, criar soluções práticas para problemas complexos e outras melhorias.

8. Saber negociar

Compreender processos e ter capacidade de negociação, de forma sólida e argumentativa, também são grandes diferenciais do profissional do século XXI.

9. Visão abrangente

Ter uma visão do todo indica que o profissional está integrado com os objetivos, a metodologia e os valores da empresa. 

A “visão 360º” é uma ferramenta essencial na hora de propor mudanças, uma vez que impacta em toda a estrutura organizacional.

Como desenvolver as suas soft skills?

Dentro das equipes sempre há os profissionais que se destacam, por isso, é importante reconhecer  e estimular as habilidades de cada colaborador. 

Gestores devem ficar atentos aos talentos, identificando aqueles que se destacam ou estão comprometidos em evoluir na carreira. Para aprimorar processos e acompanhar  o desenvolvimento de cada colaborador, é essencial que haja uma cultura de feedback.

Assim, o colaborador é capaz de perceber quais são seus pontos fortes e o que pode ser melhorado. Por meio de uma avaliação periódica na rotina de trabalho, fica mais fácil aprimorar as soft skills.

Saber gerenciar o tempo e priorizar atividades que auxiliarão no seu desenvolvimento profissional também é um bom caminho para desenvolver soft skills!

Embora não sejam habilidades que possam ser “ensinadas” por meio de disciplinas ou avaliações, estes atributos comportamentais são imprescindíveis para garantir uma boa oportunidade no mercado!

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