Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Carreira

Curso de pedagogia: saiba tudo sobre ele!

31 maio, 2019

Essencial em diversas frentes do mercado de trabalho, o curso de pedagogia começou no Brasil no ano de 1939, com a implantação do primeiro curso do país. Com o passar do anos, a Pedagogia evoluiu com as demais ciências, acompanhando tendências e necessidades do mercado.

A expansão dos setores público e privado de educação, junto com a necessidade de implementação de educação empresarial e as mudanças das diretrizes do governo federal, favoreceram o aumento da procura pela Pedagogia como carreira. Atualmente, o curso ocupa a 3ª posição das graduações mais procuradas pelos brasileiros, segundo o último Censo do Ensino Superior.

Se você se interessa por educação em geral e gostaria de fazer um curso superior abrangente e versátil, o curso de Pedagogia é perfeito para você. Entenda as diversas possibilidades que a área oferece!

O que é o curso de pedagogia?

A pedagogia é a ciência que trata de todos os processos sistemáticos de educação e áreas correlatas. O curso superior prepara profissionais multidisciplinares para o estudo de teorias de ensino e aprendizagem, estendendo-se para outras frentes além das salas de aula.

Embora a palavra Pedagogia tenha origem na Grécia antiga e signifique paidós (criança) e agogé (condução), o termo passou por mudanças com o passar dos anos, abrangendo áreas além das escolas. O aumento demográfico, as mudanças nas relações de trabalho e a urbanização fizeram com que o conceito se ajustasse às novas necessidades da sociedade.

Atualmente, esta área de atuação compreende não apenas Educação, como no Ensino Infantil, Fundamental e Médio, mas também empresas de educação a distância, Gestão de escolas, editoras, Recursos Humanos, dentre outros.

Pedagogia e os níveis educacionais

A graduação tem duração média de 4 anos e possui habilitação em Licenciatura, graduação superior em grau de Bacharelado e Tecnólogo.  

Grande parte dos cursos é de licenciatura, que forma professores para as redes de ensino fundamental e médio. No entanto, existem opções de ensino superior para quem tem intenção em cursar administração de escolas e instituições de ensino em geral, além de especializações que direcionam o pedagogo para sua área de interesse.

Saiba quais são as possibilidades oferecidas pelo curso de pedagogia:

  • Educação escolar

Ministrar aulas para os setores de Educação Infantil Básica, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos é uma das principais opções de carreira. Essencial para formação de cidadãos e acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes, esta área promissora conta com uma ampla gama de atuação.

  • Supervisão, coordenação ou direção escolar

Outra frente bastante procurada por estudantes de Pedagogia é a gestão de escolas públicas e privadas. O profissional que opta por essa carreira é responsável pela articulação e acompanhamento de ações pedagógicas nas escolas, além de administrar materiais, recursos humanos e financiamentos.

  • Academia e pesquisa científica

O universo acadêmico também oferece excelentes oportunidades para quem se interessa por pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Estes profissionais são responsáveis por estudos que contribuem para a evolução de métodos científicos em educação.

  • Psicopedagogia

A psicopedagogia trata dos processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Esta ciência, que engloba a neurologia, psicolinguística, antropologia, dentre outras disciplinas, detecta dificuldades e transtornos que atrasam o processo de aprendizagem.

O psicopedagogo pode atuar em diferentes frentes, como ONGs, hospitais ou aconselhamento para estudantes em geral.

  • Educação Especial

O pedagogo que escolhe a Educação Especial trabalha com alunos que possuem necessidades especiais no processo de aprendizagem, com deficiência física, sensorial, mental ou múltipla. Estudantes com altas habilidades (superdotados) também são orientados pelo profissional.

  • Edição e criação de materiais didáticos

O pedagogo também pode atuar no mercado editorial, criando materiais didáticos para o ensino fundamental e coordenando o desenvolvimento de materiais educativos em geral. As grandes editoras contam com diversos profissionais dedicados na edição e elaboração de guias, livros, dicionários etc.

  • Pedagogia empresarial

Atualmente, empresas de diferentes portes e áreas de atuação têm a necessidade de estabelecer uma cultura institucional para seus colaboradores. Incentivar lideranças, elaborar treinamentos, estimular o trabalho em equipe e outras metas são alguns dos principais trabalhos desenvolvidos na pedagogia corporativa.

  • Empresas de software e tecnologia

Você sabia que desenvolvedores de softwares ou jogos educativos precisam muito do trabalho do pedagogo? O profissional dessa indústria dá suporte para a equipe por meio de conteúdos e metodologias pedagógicas.

  • Pedagogia Hospitalar

Esta área surgiu para atender crianças e adolescentes internados em instituições hospitalares e que precisam ter acesso à educação. A Pedagogia Hospitalar consiste em um atendimento humanizado, de forma lúdica, voltado para a melhora e também adequação das atividades do aluno.

Vale destacar que, além das áreas acima, a ciência também se aplica no ensino a distância, escola de idiomas, consultoria e assessoria para escolas, faculdades e cursos, orientação vocacional, museus, bibliotecas, brinquedotecas e muitas outras!

Como podemos perceber, o curso de Pedagogia abre um leque de infinitas possibilidades no mercado de trabalho. Por isso, vale a pena considerá-la na hora de escolher qual ensino superior você irá cursar!

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do universo educacional!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?