Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Carreira

Conheça 6 áreas de atuação da Pedagogia!

27 junho, 2019

Muitos não sabem, mas as principais áreas de atuação da Pedagogia são bastante diferentes e vão além da sala de aula. Embora na maior parte das vezes a profissão de pedagogo seja associada à educação de crianças, adolescentes e adultos, nem sempre o profissional atua em escolas, cursos ou faculdades. 

O aumento demográfico, as mudanças nas relações de trabalho e a urbanização fizeram com que a Pedagogia se ajustasse às novas necessidades da sociedade e do mercado. 

Versátil e amplo, o curso de Pedagogia é uma das graduações mais procurada pelos estudantes. Não à toa, ocupa o 3º lugar no ranking de graduações mais populares do Brasil, perdendo somente para Direito e Administração. 

Geralmente, a grade curricular é fundamentada em áreas do conhecimento pedagógico e organizacional. A ciência da educação, no entanto, se estende para as mais diversas frentes do mercado. De acordo com recentes apontamentos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, é um dos campos de trabalho com maior taxa de empregabilidade no Brasil. 

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é necessário que o profissional se qualifique para atender às expectativas e garantir as melhores oportunidades. Saiba quais são as principais áreas de atuação da Pedagogia.

A formação em Pedagogia

O curso de Pedagogia tem duração média de 4 anos e possui habilitação em Licenciatura, graduação superior em grau de Bacharelado e Tecnólogo.  

Na maioria das vezes, a opção escolhida pelos alunos é de licenciatura, que forma professores para as redes de ensino fundamental e médio. Além disso, existem opções de ensino superior para quem tem deseja cursar administração de escolas e instituições de ensino em geral.

O pedagogo é um profissional multidisciplinar habilitado para tratar de todos os processos sistemáticos relacionados à educação e áreas correlatas. Seja na sala de aula ou em grandes empresas, a presença do profissional é essencial. As diversas possibilidades das áreas de atuação da Pedagogia atraem estudantes que buscam por profissões dinâmicas e abrangentes e existem diversas especializações que possibilitam que o profissional escolha de forma ainda mais assertiva sua área de atuação.

Afinal, o aprendizado é uma ação contínua e com aplicabilidade para os mais diversos objetivos. Faz parte da humanidade aprimorar processos e criar metodologias para atingir metas. A educação é uma poderosa ferramenta de descoberta e, nos últimos anos, alcançou novos mercados!

6 áreas de atuação da Pedagogia

Professor

Tradicionalmente, o pedagogo possui formação para dar aulas em instituições públicas ou privadas. O professor atua nos setores de Educação Infantil Básica, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 

Processos de alfabetização, desenvolvimento de formas de expressão e interpretação cultural são algumas das atribuições desse profissional.

Professor Educação Especial

A educação inclusiva é um dos campos mais desafiadores da Pedagogia. O professor capacitado para atuar em Educação Especial tem o papel de aplicar ações pedagógicas para articular o convívio adequado para alunos com necessidades especiais.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os alunos que se enquadram nessa condição possuem deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, além de superdotação.

O profissional dessa área deve realizar um curso de pós-graduação em Educação Especial para atuar em ONGS, instituições públicas ou privadas de ensino.

Administração Escolar

Uma das áreas de atuação da Pedagogia mais promissoras é a gestão de escolas e instituições de ensino em geral. O supervisor, gestor ou coordenador tem como função articular e controlar ações pedagógicas nas escolas, além de cuidar de materiais didáticos, recursos humanos e financiamentos.

Cargo de alta responsabilidade, o administrador escolar possui uma das remunerações mais altas da Pedagogia e, por isso, é bastante concorrido!

Orientação Educacional

O orientador educacional faz parte da equipe gestora de escolas e instituições de ensino, dando suporte na formação cidadã dos estudante, auxiliando professores a entender os comportamentos das crianças e tomando conta das relações com a comunidade

De forma geral, este profissional vai além do processo de aprendizagem, visto que lida com relações humanas, cuida de valores éticos e cria laços interpessoais.

Pedagogia Empresarial

Outro campo em alta é a pedagogia empresarial, que consiste no apoio à disseminação e  aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional dessa área é capaz de criar ferramentas e metodologias para despertar espírito de equipe, promover treinamentos, incentivar a criatividade, dentre outros processos.

O foco da Pedagogia Empresarial é otimizar processos de um negócio e melhorar a qualidade da prestação de serviços ou criação de produtos. 

Criação de material didático

A edição e criação de material didático em editoras também exigem um profissional da área de Pedagogia. Atualmente, o mercado editorial conta com diversos profissionais dedicados na edição e elaboração de guias, livros, dicionários etc. 

A criação de materiais digitais e interativos é uma tendência do mercado e, por isso, este campo de atuação é bastante atrativo para o profissional do século XXI.

Agora que você já sabe quais são as principais áreas de atuação da Pedagogia, não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do assunto!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?