Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Educação

Como se destacar na faculdade: veja 9 dicas!

21 novembro, 2019

Afinal, como se destacar na faculdade, dentre tantos outros alunos? Ingressar no Ensino Superior, por si, já é um grande desafio. Após iniciar o curso, é necessário que o aluno esteja pronto para gerir o ponto de partida da carreira profissional.

Aproveitar o curso ao máximo tem sido preocupação de grande parte dos estudantes atualmente. Os motivos? Mudanças profundas no mercado de trabalho, transformação tecnológica e alta competitividade. 

Por isso, a graduação tem sido levada a sério por aqueles que desejam se aperfeiçoar e disputar as melhores oportunidades. Quanto mais experiência, prática e conhecimento acumulados, melhor.

Além disso, o profissional do século XXI precisa equilibrar toda a bagagem cultural com uma inteligência emocional, capaz de lidar com crises e propor soluções inovadoras.

Existem várias formas de se tornar um profissional bem preparado para enfrentar um cenário desafiante e em constante transformação. 

Já sabemos que vale a pena investir em um curso superior, porém, como aproveitá-lo ao máximo? Se você quer saber como se destacar na faculdade, acompanhe nosso artigo!

Por que é importante se destacar na faculdade?

Ser o melhor da turma parece uma missão impossível, mas, diante de um mercado tão competitivo e mudando rapidamente, o empenho nos estudos é uma questão de necessidade.

Muitos acreditam que, ao fim do vestibular, o ingresso na faculdade já é um indicativo de sucesso. Basta ter um diploma e as portas se abrirão, certo? Errado! Por isso, para enfrentar os desafios do mercado, é necessário mudar essa forma de pensar. 

Correr atrás, esse é o lema do estudante atual. É preciso ter em mente que, cada aula, cada trabalho, cada pesquisa, cada projeto de iniciação científica ou trabalho em campo são oportunidades de construir uma carreira sólida no futuro.

O preparo de um profissional para o mercado é uma jornada que pode durar de 4 a 6 anos, dependendo do curso escolhido. Neste período de tempo, é indispensável que o aluno dê o melhor de si, tanto no rendimento quanto nas relações de networking.

A sua postura em sala de aula, seu comprometimento com os estudos e seu bom relacionamento com professores são decisivos para futuras oportunidades de estágio ou bolsas de pesquisa. 

Saiba como se destacar na faculdade com essas 9 dicas:

Logo nos primeiros dias de aula, você já entende como funciona a faculdade. Após as primeiras semanas de adaptação, é preciso criar um planejamento estratégico. 

Assim, desde o princípio da graduação você estará preparado para receber cada vez responsabilidades, com foco total na carreira pretendida.

Confira 9 dicas de como se destacar na faculdade:

1. Notas altas, grandes oportunidades

Boas notas significam compromisso, e não estamos necessariamente falando sobre tirar nota máxima em todas as disciplinas. No entanto, elas são um reflexo da dedicação do estudante, e são indicadoras de rendimento sobre determinado assunto.

Algumas matérias exigem mais do aluno, por isso, é fundamental criar uma rotina de estudos, e não deixar para estudar na véspera das provas! Disciplina e regularidade são o mantra de um bom aluno.

Quanto mais por dentro do assunto, maiores são as chances de conseguir pontos que farão toda a diferença no final do semestre!

2. Anote tudo – literalmente!

Estar atento aos detalhes e acrescentar comentários ou referência bibliográficas ao material estudado enriquece sua percepção, agregando bagagem cultural extra e ampliando ainda mais seu conhecimento.

Não se atenha apenas ao material da ementa, fique ligado em tudo que é dito em sala de aula. Assim, você terá mais chances de brilhar em um momento que necessite de embasamento e referências!

3. Seja proativo

Outro atributo de um bom aluno é a proatividade. Seja solícito com os colegas, participe ativamente das aulas, proponha atividades, organize eventos e compartilhe suas experiências.

Dessa forma, você criará uma reputação positiva, de alguém com iniciativa, sempre disposto a ajudar. Isso gera confiança e desperta a admiração de colegas e professores, que veem com bons olhos essa postura de liderança.

4. Desafie-se

Realize cursos complementares, participe de grupos de estudo, acrescente atividades extracurriculares à sua rotina para ampliar seu leque de oportunidades e mantenha-se sempre atualizado. 

O famoso “pensar fora da caixa” é condição indispensável para se destacar. No atual mercado de trabalho, ser flexível e multidisciplinar é obrigatório para garantir boas oportunidades.

5. Da prática à teoria

Prepare-se para executar tudo o que você aprende em sala. Estágios, pesquisas de iniciação científica, simpósios e palestras são excelentes oportunidades de mostrar seu conhecimento de forma aplicada.

Assim, você estará bem preparado para enfrentar o dia a dia de trabalho, tirando de letras muitas situações e seguro para tomar importantes decisões!

6. Invista na sua qualidade de vida

Estude bastante, dedique-se, porém, não se esqueça da sua vida fora da faculdade! Invista em tempos de lazer, pratique algum esporte, saia para bater papo com os amigos e mantenha uma rotina ativa.

Noites bem dormidas e um corpo saudável são essenciais para seu rendimento. Coloque sua saúde em primeiro lugar!

7. Construa seu networking

Construa laços com a comunidade, mantenha um bom relacionamento com professores e coordenadores, faça conexões com estudantes de outros lugares do Brasil e do mundo e seja proativo sempre que houver oportunidade.

Seja aquela pessoa que está presente para apoiar e somar, e não apenas quando precisa!

8. Produza conteúdos

Produzir artigos, ebooks, alimentar redes sociais com conteúdos relevantes e autorais, documente experiências e publique materiais relevantes, tratando profundamente de assuntos da sua área de atuação. 

Isso traz notoriedade e autoridade, ampliando as chances de ser convidado para um grande projeto.

9. Saiba falar em público

Se você tem dificuldade de falar diante de muitas pessoas, trabalhe sua timidez e brilhe nas apresentações! Não tenha medo de se arriscar:observe bem como professores que você admira conduzem palestras, ensaie bastante e aprenda com seus erros.

Faça um check list e cronometre seu discurso, a fim de transmitir seu conhecimento de forma completa para o público. Esteja preparado para possíveis perguntas e planeje sua fala minuto por minuto.

Com o tempo, você vai tirar de letra o nervosismo, e pode até se tornar referência no assunto tratado – e receber convites para outros eventos, uma ótima oportunidade de expandir o networking e acumular mais experiência.

Agora que você já sabe como se destacar na faculdade e aumentar as chances de conseguir aquela vaga tão sonhada, assine nossa newsletter e não perca nossos artigos!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?