Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Carreira

Bacharelado e Licenciatura: quais as diferenças?

12 julho, 2019

Muitos estudantes se perguntam: “Bacharelado ou Licenciatura, qual deles devo escolher?”

Afinal, a graduação é um preparo para o mercado de trabalho, e é essencial saber qual grau de formação você deve focar! 

Muitos cursos contam com as duas habilitações: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Enfermagem, Educação Física, Pedagogia, Letras, Direito, Engenharia Civil, dentre outros. Tanto o bacharel quanto o licenciado pode utilizar o título para prestar concursos públicos e fazer uma pós-graduação.

Você acabou de chegar na faculdade ou está escolhendo qual curso mais tem a ver com o seu perfil? Para se decidir entre as duas modalidades, você precisa conhecer as diferenças básicas entre os dois tipos de graduação. Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas!

Por que é preciso escolher entre as duas habilitações?

Para direcionar sua vida acadêmica da melhor forma, é  preciso definir o que você pretende fazer após concluir a faculdade.

É fundamental que o aluno escolha a habilitação que melhor atenda às suas expectativas, pois o Bacharelado e a Licenciatura são modalidade que restringem a atuação do profissional: bacharéis podem atuar em todos os segmentos, no entanto, não podem dar aulas, e vice-versa.

Em função disso, muitas instituições de Ensino Superior oferecem graduação com dupla habilitação. Além disso, também permitem que o graduando faça a sua escolha nos semestres intermediários. 

Enquanto o aluno não se decide, é possível cursar uma segunda graduação, com aproveitamento de boa parte do currículo! 

De forma geral, as grades curriculares das duas habilitações são similares, a salvo por uma diferença da Licenciatura, que conta com disciplinas voltadas para a prática pedagógica.

Quais são as diferenças entre Bacharelado e Licenciatura?

  • Bacharelado: abrangente e generalista

Esta modalidade permite que o aluno possa futuramente trabalhar em áreas mais diversas e ser, por exemplo, médico, administrador, engenheiro etc. A única ressalva em termos de atuação no mercado de trabalho é: o bacharel  realiza o exercício da profissão que ele escolheu, mas não pode dar aulas.

Se você cursar disciplinas da área de educação durante a graduação, além das matérias do bacharelado, poderá ministrar aulas e atuar como professor (a). Caso escolha ser docente após terminar o bacharelado, você poderá solicitar reingresso na faculdade e pedir dispensa das matérias já cursadas, dedicando-se somente às disciplinas ligadas à formação de professor.

Um bacharel em Direito, por exemplo, deverá focar sua carreira na atuação como advogado ou juiz, e não estará habilitado para dar aulas

Em média, os cursos de Bacharelado possuem duração de 3 a 6 anos. O grau de bacharel oferece ampla atuação em diversos ramos de uma mesma área. 

  • Licenciatura: foco em Ensino e Educação

A Licenciatura, por outro lado, é uma modalidade que tem como objetivo preparar o aluno para passar seu conhecimento adiante, isto é, dar aulas! Diferente do Bacharelado, esta habilitação permite que você ensine o seu ofício em escolas da rede rede pública e privada, além de dar aulas particulares. 

Na graduação, a grade curricular da Licenciatura possui a mesma base do bacharelado, no entanto, conta com disciplinas voltadas para o ensino pedagógico e técnicas de didática. 

O licenciado é habilitado para ministrar aulas sobre o curso escolhido, principalmente para os níveis do Ensino Básico, Fundamental e Médio. As principais licenciaturas têm relação com as disciplinas ministradas na educação básica, como Física, Química, Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, Letras, Matemática, etc.

Vale ressaltar que, para que o profissional possa dar aulas no Ensino Superior, é exigido o diploma de pós-graduação. Por isso, aqueles que optam em concluir a pós realizando Mestrado ou Doutorado são ainda mais valorizados pelo mercado! Em média, os cursos de Licenciatura possuem duração de 4 a 5 anos.

Se você tem interesse em se tornar professor (a), gosta de aprender e tem prazer de ensinar as pessoas, a Licenciatura é a titulação ideal! 

Para se destacar na área de educação, é fundamental que o profissional se atualize periodicamente, para acompanhar as transformações e tendências do mercado de trabalho.

O que ambos têm em comum?

Tanto o Bacharelado quanto a Licenciatura são cursos de nível superior, são oferecidos em instituições de ensino públicas e particulares e também podem ser encontrados nas modalidades presencial e EAD (Ensino a distância).

Afinal, qual modalidade escolher?

A escolha da habilitação ideal está atrelada à expectativa de carreira e perfil do estudante. Cada um possui uma visão própria do que deseja fazer profissionalmente, portanto, é uma decisão bastante pessoal!

Apesar das diferenças entre Bacharelado e Licenciatura (habilitação ou não para dar aulas e tempo de duração), em alguns cursos é possível escolher uma das duas modalidades no decorrer da graduação. Nesses casos específicos, somente a partir de um determinado momento do curso graduação que o foco muda, seja para área do Bacharel, seja para Licenciatura. 

Agora que você sabe quais são as diferenças entre as duas modalidades, confira o curso de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Administração da FAATESP e invista no seu futuro!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?