Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Administração

Administração empreendedora: saiba tudo sobre ela!

18 julho, 2019

Você já ouviu falar em Administração empreendedora? Uma das áreas mais amplas para atuação profissional, a Administração oferece diversos caminhos para o graduado: planejamento estratégico, marketing, gestão financeira, RH, dentre muitos outros.  

Administrar e empreender são termos que sempre caminharam lado a lado. Se você tem visão sistêmica apurada, é líder nato, tem habilidade com números, está sempre buscando novos desafios e é comunicativo, esta área é uma boa pedida!

Entenda o conceito de administração empreendedora e descubra as vantagens que a área oferece!

A relação entre administração e empreendedorismo

Um empreendedor de sucesso precisa reunir habilidades que, inevitavelmente, vão de encontro ao  ato de administrar pessoas e recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

Atualmente, a tendência é que o brasileiro esteja cada vez mais propenso a gerir o próprio negócio ou investir em um empreendimento. Os dados impressionam: é crescente a quantidade de pessoas que abrem mão de um emprego estável com o objetivo de se arriscarem abrindo o próprio empreendimento.

Ter uma visão ampla do negócio como um todo, aliando administração e empreendedorismo, é essencial para garantir a sustentabilidade da empresa! 

Por isso, é profunda e íntima a relação administração e empreendedorismo! Proatividade, visão sistêmica, capacidade de enxergar oportunidades e assumir riscos, alta habilidade para solucionar problemas complexos são os principais atributos para uma boa gestão empresarial!

Independentemente da área de atuação, o alinhamento de processos, assim como acompanhamento rigoroso e planejamento estratégico, formam as bases de um empreendimento bem-sucedido!

O histórico da administração empreendedora

A partir dos anos 70, a alta competitividade das empresas japonesas fez com que empresas americanas (e, posteriormente, as europeias também) mudassem seu mindset, isto é, a forma de “pensar sobre negócios”.

Este novo posicionamento foi uma resposta das empresas americanas à iminente ameaça japonesa na corrida tecnológica. A princípio, as empresas americanas achavam que o país apenas copiava ou aprimorava tecnologias já existentes e, portanto, não representava ameaça.

Mas, foi no início da década de 80 que esse setor viveu uma profunda transformação. Empresas americanas finalmente entenderam que o Japão havia realizado uma verdadeira revolução gerencial. 

Na época, o tradicional modelo de administração adotado pelas empresas americanas fez com que elas perdessem prestígio e competitividade no mercado, uma vez que eram consideradas menos eficientes em comparação às japonesas.

Assim sendo, a partir de então, houve um esforço para criar um novo modelo de administração, a administração empreendedora. Atualmente, este conceito é uma tendência não apenas no Brasil, como em todo o mundo.

O que é Administração empreendedora?

Área de grande abrangência, a administração empreendedora é um conceito relativamente recente. O termo tem suas origens em uma necessidade do mercado, surgida em um época de intenso desenvolvimento econômico e já com sinais de mudanças na visão de gestão empresarial.

Esse conceito, cada vez mais comum na rotina de empresas de todos os portes e áreas de atuação. A administração empreendedora requer diretrizes, além de práticas básicas e necessárias para que a empresa seja beneficiada.

As vantagens de investir na administração empreendedora

A iniciativa empreendedora aliada à administração oferece uma série de benefícios, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

A gestão empresarial tem diversas características que agregam (e muito!) na busca de oportunidades se caracteriza pelas ações de antecipação aos fatos e fácil identificação de tendências.

Ou seja: um bom administrador empreendedor está sempre antenado nas mudanças do mercado, e sabe exatamente como agir para sair à frente da concorrência!

A administração empreendedora, além de gerar grandes oportunidades de negócios ou serviços, oferece as seguintes vantagens:

  • Capacidade na tomada de ação em antecipação às circunstâncias, identificando riscos e estimulando a proatividade no dia a dia;
  • Capacidade de expansão para novas áreas ou negócios, abrindo caminho para outras possibilidades em diferentes locais do país ou até mesmo do mundo, a depender da área de atuação;
  • Capacidade para inovar e criar novas tecnologias: a iniciativa empreendedora promove a criatividade no atendimento às necessidades, criando oportunidades fora do comum e focada na expansão do empreendimento.

Gostou de saber mais sobre administração empreendedora? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre o mundo do empreendedorismo!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?