Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Administração

Administração é humanas ou exatas? Saiba agora!

18 outubro, 2019

Você já se perguntou se Administração é humanas ou exatas? Com tantas possibilidades dentro dessa área, uma das mais procuradas por vestibulandos e profissionais em busca de novas oportunidades, é normal que ocorram dúvidas a respeito da natureza do curso.

Abrangente, o curso de Administração é multidisciplinar. Isso significa que existem muitas carreiras dentro da área. Por essa flexibilidade, essa graduação perde somente para o curso de Direito no ranking de cursos mais procurados pelos brasileiros.

O curso aborda temas referentes à gestão de pessoas, financeira, logística, dentre outros, além de empreendedorismo e técnicas de administração de empresas.

A grade curricular do curso de Administração é constituído de disciplinas básicas, como matemática, estatística, antropologia, ciência política, sociologia, filosofia, ética, psicologia, contabilidade, economia e teorias da administração.

Em razão dessa abrangência do curso, mesclando disciplinas de áreas distintas, muitos se perguntam: Administração é humanas ou exatas? Acompanhe nosso artigo e descubra! 

O que caracteriza humanas e exatas?

As áreas de conhecimento podem ser divididas em ciências humanas ou exatas. 

A área de ciências exatas consiste em disciplinas que utilizam raciocínio lógico, como a matemática, a engenharia, a física, a química, a estatística, a computação, dentre outras. Têm como objetivo resolver problemas e testar hipóteses por meio de métodos preestabelecidos e  comprovações quantitativas, matemáticas ou lógico-formais.

Por outro lado, a área humanas tem como principal objeto de estudo as relações humanas, investigando, de forma crítica, todos os aspectos humanos e sociais, estudando sua cultura, costumes, linguagens, sistemas políticos, dentre outros.

As ciências humanas demandam reflexão, análise de ideias de diferentes autores, pensadores e filósofos e observação da sociedade. Exemplos de cursos da área: Antropologia, Ciências Sociais, Jornalismo, Filosofia, História, Ciência Política, Música, Letras, dentre outros.

Vale ressaltar que alguns cursos de exatas contêm ciências humanas em sua grade curricular. Isso se deve ao fato de haver complementaridade entre disciplinas. Exemplo: A faculdade de Ciências Sociais, embora seja de humanas, conta com disciplinas de exatas como Estatística e Economia em seu cronograma curricular.

Afinal, administração é humanas ou exatas?

O curso de Administração, diferente do que se imagina, é de humanas! A carreira é classificada nessa área de conhecimento em razão do papel desempenhado pelo administrador dentro de uma organização. Afinal, empresas são feitas por pessoas – e para pessoas! 

Este profissional tem como objetivo melhorar o desempenho de uma empresa, monitorar processos, traçar estratégias e liderar equipes. Além disso, o curso se encaixa na área de humanas pois as teorias da Administração são baseadas no comportamento humano.

O fato de o curso de Administração contar com disciplinas como Finanças e Contabilidade faz com que muitos pensem que a carreira pertença à área das ciências exatas.

Bastante generalista, esta graduação permite que o profissional se especialize em diferentes áreas  de atuação profissional, como Inteligência de Mercado, Auditoria, Consultoria, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e outras.

Qual a grade curricular do curso de administração?

Os primeiros períodos do curso são voltados para disciplinas básicas. No decorrer da graduação, entram em cena as matérias efetivamente relacionadas à gestão. Confira as disciplinas da grade curricular da Adm:

Administração de Marketing

Processos de administração em marketing e de construção da satisfação do cliente via entrega de valor são alguns dos temas que fazem parte dessa disciplina.

Comunicação Empresarial

Nessa matéria, são abordados temas como tipos de comunicação interna, relações de hierarquia e imagem pessoal.

Administração Tributária

A Administração Tributária trata da competência e funções para definir atos e controlar obrigações fiscais dentro de uma organização.

Economia Empresarial

Aborda estratégia de negócios e conceitos de microeconomia, como produto, oferta, preço, produção e custos.

Administração Pública

Como o próprio nome já diz, consiste em estudar toda a estrutura do poder público.

Análise das Organizações

O foco dessa disciplina são as teorias aplicadas às organizações que possibilitam a compreensão de suas estruturas e processo, conceituando a estrutura organizacional e definindo seu papel como entidade social.

Introdução a Finanças

Temas como cálculos financeiros, fluxo de caixa e capital de giro são abordados nessa disciplina.

Fundamentos da Sociologia

Visão introdutória e panorâmica das relações sociais, econômicas, políticas e culturais.

Comportamento Organizacional

Organizar equipes, entender análise de desempenho, motivação, liderança, perfis de colaboradores e outros aspectos são objetos de estudo dessa disciplina.

Gestão de Qualidade

Controlar uma organização e melhorar produtos/serviços para garantir a satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas. inspeção por amostragem, controle estatístico e normas técnicas

Gestão de Pessoas 

Aborda conceitos e teorias de valorização das pessoas no ambiente organizacional. 

Administração Estratégica

Esta disciplina trata do desenvolvimento do planejamento da empresas, levantando assuntos como vantagem competitiva e análise do ambiente interno e externo

Logística Empresarial

Cuida de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, mencionando gestão de estoques, armazenagem e movimentação de materiais dentro de uma organização.

Agora que você sabe que Administração é humanas, fique por dentro também dos principais desafios do administrador moderno!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?