Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Carreira

8 dicas para escolher a sua graduação

27 fevereiro, 2020

Um grande dilema, um super desafio, mil dúvidas na cabeça: escolher graduação não é nada fácil! Mas, não se preocupe: essa insegurança é normal, e significa apenas uma coisa: você está focado no seu futuro e na sua carreira profissional.

O primeiro passo dessa jornada é entender quais são as habilidades que você já possui e quais lhe fazem falta, seus objetivos de vida em longo prazo, seu autoconhecimento e o quão antenado você está no mercado de trabalho.

Este é um grande momento na vida de uma pessoa, portanto, deve ser encarado de forma objetiva e tranquila. É fundamental ficar atento a questões que causam desconforto ou inquietação, pois elas podem ser muito úteis na tomada de decisão.

Por isso, preparamos uma listinha com dicas valiosas para ajudar você a escolher sua graduação: confira!

Escolhendo a sua graduação: 8 dicas para não errar!

1. “Conhece-te a ti mesmo”

A famosa frase, atribuída ao filósofo grego Sócrates, é o ponto de partida da jornada. O autoconhecimento é o termômetro para sucesso em todas os campos da vida, não se restringindo somente à carreira profissional.

Antes de escolher seu curso superior, realize uma profunda autoanálise, listando suas habilidades, pontos fracos, principais traços de personalidade, atividades preferidas, afinidades intelectuais etc. 

Reúna o máximo possível de informações sobre quem você e onde você pretende estar em dez anos. Assim, é possível coletar pistas fundamentais para futuras tomadas de decisão.

2. Faça um teste vocacional

Você já ouviu falar em teste vocacional? Trata-se de uma forma de analisar, esclarecer e informar áreas de interesse de um indivíduo.

O teste, aplicado por um profissional formado em Psicologia, pode ser realizado por meio de entrevistas, dinâmicas de grupo, questionários de interesse, testes de personalidade/aptidões específicas e testes projetivos. 

Os dados coletados ajudam a determinar áreas de atuação, competências e interesses que mais têm a ver com o entrevistado. 

3. Entenda a divisão das áreas de conhecimento

Diferente do que se imagina, a divisão das áreas de conhecimento vai muito além de “Humanas e Exatas”. 

A divisão oficial, de acordo com o Ministério da Educação, consiste nas seguintes áreas e respectivos cursos:

  • Ciências Exatas e da Terra: Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Astronomia, Física, Química, Geografia, Geologia, Oceanografia e Tecnologia da Informação.   

  • Ciências Biológicas: contempla Botânica, Zoologia, Bioquímica e Ecologia.

  • Engenharias: abrange Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Elétrica, Engenharia de Transportes, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia Nuclear e Engenharia Naval.

  • Ciências da Saúde: Medicina, Nutrição, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Saúde Coletiva, Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

  • Ciências Agrárias: Agronomia, Gestão de Agronegócios, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia de Alimentos.

  • Ciências Sociais Aplicadas: Direito, Administração, Turismo, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial, Ciência da Informação, Museologia, Comunicação e Serviço Social.

  • Ciências Humanas: Filosofia, Teologia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, Psicologia, Pedagogia, Ciência Política e Relações Internacionais.

  • Linguística, Letras e Artes: Artes Visuais, Música, Design, Dança, Letras e Linguística.

4. Busque dados e informações de profissões do seu interesse

Depois de entender todas as áreas de conhecimento, é hora de pesquisar profissões que tenham a ver com o seu perfil e que estejam alinhadas às suas metas de vida.

Além de saber tudo sobre o curso pretendido, investigue as possibilidades de carreira que ele oferece, entenda o dia a dia do profissional, como funciona a rotina de trabalho. Analise a remuneração oferecida e faça uma lista de habilidades e competências necessárias para exercício da profissão.

5. Fique de olho no mercado de trabalho

Você está por dentro das transformações no mercado de trabalho? Conhece as novas profissões e está a par das qualidades fundamentais do profissional do futuro?

Ao escolher sua área e curso, pesquise tendências de mercado, consulte relatórios e artigos que possam direcionar sua decisão de forma mais assertiva. Entenda o plano de carreira e confira com atenção a previsão para o futuro do mercado no Brasil e no exterior. 

Assim, você se prepara para enfrentar, na prática, todos os desafios da carreira escolhida!

6. Pesquise modalidades do curso pretendido

Atualmente, o estudante podem optar por diferentes modalidades de ensino: presencial, ou a distância.

A variedade de formatos ajuda na escolha da opção que mais se adequa à sua rotina ou preferência. Se cumprir com horário fixo não é sua praia, então o curso a distância é a melhor pedida.

Por outro lado, se você prefere ter uma rotina diária, na qual tem que se deslocar até a faculdade, o tradicional curso presencial é a melhor opção.

7. Dê preferência a cursos bem avaliados pelo MEC

Ao escolher o curso e a faculdade de sua preferência, verifique no banco de dados do MEC se a instituição se enquadra nos parâmetros do órgão. Confira os indicadores de qualidade: Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Institucional (CI) e Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Assim, você reúne todas as informações necessárias que comprovem a qualidade da faculdade escolhida!

8. Consulte ex-alunos 

Outra jeito de escolher a graduação ideal é consultando ex-alunos e profissionais da área pretendida. Pesquise sobre oportunidades de estágio, entenda o dia a dia da universidade e a dinâmica das aulas. 

Saiba como funciona a infraestrutura da instituição, quais são os recursos disponíveis e informe-se sobre o corpo docente.Quanto mais informado você estiver, mais fácil lidará com possíveis desafios no futuro!

Agora que você já sabe como escolher a graduação, não se esqueça de assinar nossa newsletter!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?