Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Carreira

6 mitos e verdades sobre o curso de Pedagogia

27 setembro, 2019

Existem diversos mitos e verdades sobre o curso de Pedagogia. Nesse sentido, ficar por dentro do que é real ou não é muito importante para tomar a decisão de investir nessa área! 

Entender essa ciência, que tem como focos de estudo a educação, o processo de ensino e a aprendizagem, assim como suas múltiplas possibilidades de atuação no mercado, é uma experiência surpreendente!

Versátil e muito abrangente,a Pedagogia é uma das graduações mais procuradas pelos estudantes brasileiros. Não à toa, o curso ocupa o 3º lugar no ranking de graduações mais disputadas do país, perdendo somente para Direito e Administração. 

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental que o pedagogo se qualifique para atender às expectativas e garantir as melhores oportunidades. Para se destacar da concorrência é preciso ter alta capacidade de adaptação, de inovação, resiliência e bom relacionamento interpessoal. 

Afinal, o que saber sobre essa graduação? Desvende agora mesmo os principais mitos e verdades da Pedagogia!

1. “Pedagogia significa dar aulas em escolas e faculdade, e só!”

Mito, meu caro leitor! Muitos não sabem, mas as principais áreas de atuação da Pedagogia são bastante diferentes e vão além das salas de aula. 

É fato que a profissão de pedagogo seja associada, normalmente, à educação de crianças, adolescentes e adultos. Tradicionalmente, o pedagogo possui formação para dar aulas em instituições públicas ou privadas, nos setores de Educação Infantil Básica, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 

Porém, nem sempre o profissional atua em escolas, cursos ou faculdades! Existem diversas campos de atuação da Pedagogia: administração escolar, Pedagogia Empresarial,  edição e elaboração de materiais didáticos e muitos outros.

2. “A especialização é fundamental na profissão de pedagogo.”

Verdade! Para se destacar no mercado e conseguir as melhores oportunidades, é essencial fazer algum tipo de especialização! 

Em 2006 houve uma mudança nas diretrizes curriculares do curso de Pedagogia, fez com a habilitação em áreas específicas durante a graduação deixasse de existir. Antigamente, o aluno tinha a opção de escolher uma diretriz para atuar durante a graduação.

Com essa mudança, o curso ficou mais generalista. Assim, é uma boa pedida que o profissional, depois de formado, ingresse em um curso de especialização! 

3. “É uma área com poucas oportunidades de emprego.”

Mito. A Pedagogia é uma das áreas com maior taxa de empregabilidade no Brasil. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, aproximadamente 94% dos pedagogos formados estavam atuando profissionalmente.

Por se tratar de uma profissão multidisciplinar e abrangente, proporciona diversas frentes de atuação: docência, gestão, mercado editorial, orientação educacional, Recursos Humanos etc. Assim, é possível escolher, dentre tantas opções, qual delas melhor atende ao seu perfil profissional.

Quanto mais qualificado, melhor: saber se adaptar às demandas do atual mercado de trabalho e buscar constante atualização nessa área de conhecimento também faz toda a diferença para garantir oportunidades!

4. “A teoria das aulas, às vezes, é bem diferente da prática.”

Verdade. É bastante comum que profissionais formados percebam que, em alguns momentos, a teoria aprendida em sala de aula é completamente diferente da prática. Por esse motivo, é necessário realizar cursos de capacitação e preparo para dar os primeiros passos na carreira.

5. “Tem que saber lidar com crianças para fazer Pedagogia.”

Mito. Este, aliás, é o mais famoso integrante da lista de mitos e verdades sobre o curso de Pedagogia! Como já pudemos perceber, trata-se de uma área com ampla gama de atuação profissional, não se restringindo somentes às salas de aula!

Portanto, não importa o quanto de afinidade você tenha pelos pequenos! O importante é ter interesse pela área de humanas e questões educacionais em geral.

6. “A tecnologia vai substituir o educador no futuro.”

Mito. Uma das grandes vantagens da Pedagogia é seu mercado que se amplia a cada ano.

A criação de materiais digitais e interativos, por exemplo, é uma tendência do mercado e, por isso, este campo de atuação é bastante atrativo para o profissional do século XXI. 

Por outro lado, o mercado de Ensino a Distância está em expansão e já é uma realidade em todo o mundo. Mesmo que no futuro tenhamos bots ensinando coisas ou processos, lembre-se de que são pessoas que realizam inputs nas máquinas! 

A intervenção humana, criativa e única, sempre será de alta importância dentro de uma organização. Ou seja: o pedagogo vai se beneficiar da automação, facilitar processos, otimizar conteúdos, e não perder seu posto de trabalho! 

A fim de ficar por dentro de tudo que acontece na faculdade de Pedagogia? Assine nossa newsletter e acompanhe as novidades!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?