Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Graduação

6 dicas para estudar e trabalhar em tempo integral

15 agosto, 2019

Parece uma tarefa quase impossível dividir o tempo para estudar e trabalhar em tempo integral, certo? Muitas pessoas optam por estudar e trabalhar ao mesmo tempo para garantir independência financeira e condições de investir também na sua educação. 

Mas será que é possível estudar com um trabalho em tempo integral de forma equilibrada para executar bem as duas atividades? Se você acredita que sim, este post é para você! Separamos 6 dicas para que você possa entender como conciliar seus estudos com o emprego em tempo integral. Confira!

Tenha disciplina e organização 

O primeiro ponto, e também o mais importante, é que você tenha disciplina e organize bem seu tempo para dar conta de estudar e trabalhar em tempo integral. Sem qualquer um deles, você corre o risco de se sobrecarregar e se ver obrigado a escolher entre um e outro. 

Passe a usar agendas, planners e qualquer ferramenta que garanta que você está em dia com todos os seus compromissos sem perder nada. 

Divida seu tempo de leitura dos materiais 

É muito comum, na faculdade, se deparar com textos ou livros de dezenas de páginas que devem ser lidos até a semana seguinte. Para quem tem um emprego em tempo integral, fica ainda mais complicado cumprir com a leitura em tempo hábil já que uma parte do dia é dedicada ao trabalho. 

Por isso, a melhor opção é dividir bem o tempo na leitura dos materiais, reservando um tempo do seu dia especialmente para isso. Assim, você não deixa que um material muito grande fique acumulado e ainda se mantém por dentro da matéria. 

Use o tempo no transporte 

Muitos brasileiros chegam a gastar horas no trânsito da cidade para chegar em casa, no trabalho, na faculdade… e não sabem que esse tempo no transporte pode ser aproveitado de várias formas úteis! 

Se falta aquele tempo para dividir a leitura dos materiais, você pode aproveitar enquanto está no ônibus ou no metrô para colocar a leitura em dia, aproveitando de forma ainda melhor seu tempo no transporte. 

Se você não gosta de ler no transporte, também existe a possibilidade de utilizar alguns aplicativos que transformam seu texto em áudio, facilitando o acompanhamento do material. 

Otimize o uso do seu smartphone 

O celular pode ser uma ótima ferramenta para seus estudos se você souber utilizá-lo corretamente. Você pode salvar seus textos das aulas ali para transformá-los em áudio ou pode gravar áudios enquanto lê anotações feitas em sala. 

Além de poder ter todo esse material salvo, o smartphone ainda permite que você faça download de aplicativos que te ajudam a organizar seu tempo e a seguir técnicas para otimizar seus estudos. 

Aproveite seu tempo em tarefas automáticas 

Além de trabalhar e estudar, muitas pessoas ainda precisam realizar uma série de tarefas em casa, como fazer comida, lavar pratos, fazer a limpeza etc. Várias tarefas realizadas  no cotidiano acabam entrando no nosso modo automático, que é quando fazemos algo sem precisar para pensar nela. 

Este também é um ótimo momento para aproveitar aqueles áudios com textos e anotações da aula. Já que seu cérebro estará “livre” de ocupações, aproveite para utilizá-lo nos estudos. Basta usar o smartphone para ouvir seus materiais e ficar em dia com as matérias da faculdade. 

Crie um equilíbrio para estudar e trabalhar em tempo integral 

Além de todas as dicas, é preciso que você encontre seu próprio equilíbrio entre os estudos e seu emprego em tempo integral. Afinal de contas, cada pessoa tem seu próprio ritmo e necessidades. 

Isso significa que você precisa encaixar momentos de lazer e relaxamento a sua rotina, evitando que você se sinta sobrecarregado. Essas pausas também ajudam seu cérebro a absorver melhor o conteúdo estudado, garantindo que os estudos sejam ainda melhores. 

Curtiu as dicas para conciliar seus estudos com um trabalho integral? Assine nossa newsletter e acompanhe o blog da FAATESP para receber mais dicas como essas!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?