Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Administração Carreira

5 desafios enfrentados pelo Administrador moderno

23 agosto, 2019

Em tempos de transformação digital e profundas mudanças nas relações de trabalho,  muitos são os desafios enfrentados pelo administrador moderno. 

As principais dificuldades estão ligadas às mudanças que o mundo passa atualmente. Para quem trabalha com Administração e outras diversas áreas, é preciso estar atento às atualizações do mercado, mantendo-se por dentro das tendências e, principalmente, aprendendo a inovar.

Antigamente, era mais fácil e seguro tomar decisões. No entanto, as “fórmulas” de processos tradicionais foram substituídas pouco a pouco, até chegarem na atual configuração. Tudo isso em um cenário incerto, de mudanças rápidas e dinâmicas, em um mundo hiperconectado.

O avanço da tecnologia, a Internet e a automação de processos reconfiguraram as relações de consumo, a forma como nos comunicamos, como aprendemos, como ensinamos e como fazemos negócios. 

Por isso, o Administrador, que é curioso por natureza e está sempre em busca de novidades, precisa aprender com o novo! Não existe inovação sem aprendizagem, pois são os desafios do novo que permitem o aprimoramento 

É fato: após a 4ª Revolução Industrial e Tecnológica, o mundo nunca mais foi mesmo. Mas, como profissional de Administração, quais são os obstáculos da profissão? Saiba quais são os principais desafios do administrador do futuro!

Os principais desafios do administrador moderno

Planejamento estratégico

Antigamente, planejar ações necessárias para atingir um objetivo era mais assertivo. Agora,  o planejamento puro não atende às necessidades do mercado, cada vez mais instável e dinâmico ao mesmo tempo. 

Hoje em dia, é preciso, acima de tudo, saber identificar oportunidades, pois ela determinarão o planejamento e direcionarão as ações necessárias para obter sucesso. Tudo isso, claro, da forma mais inovadora possível, pois cada caso possuirá as próprias particularidades e não existe uma fórmula pronta!

Pensar fora da caixa, agir globalmente e estar de olho nas tendências são formas de prever oportunidades e promover soluções, por isso, inove!

Organização de processos/Gestão de pessoas

Atualmente, bons gestores precisam estruturar empresas de diferentes portes, além de pensar em novas arquiteturas organizacionais para substituir a estrutura tradicional. 

Ou seja: mais do que organizar, é necessário estruturar uma rede autônoma de pessoas que interagem e estão a par de suas atribuições. Nesse sentido, ferramentas de automação são capazes de medir performance de ações, facilitando a estruturação de equipe e gestão de projetos.

Direção x Liderança

Mais do que direcionar ações e pessoas, é preciso inspirar todos os envolvidos! A concepção de “dirigir” é gradativamente substituída por “liderar”, uma grande desafio para o administrador do século XXI. A gestão de pessoas, por exemplo, é um fator primordial dentro de uma organização.

Por isso, é essencial ir além de apenas dirigir e orientar: ser um exemplo a ser seguido e inspirar pessoas são atribuições fundamentais no mercado do futuro! 

Resolver problemas complexos, ter inteligência emocional para lidar com diferentes perfis dentro de uma equipe e uma boa comunicação, mantendo-a sempre motivada, é fundamental para atingir resultados!

Medindo resultados

O controle pelo controle não basta: é preciso medir resultados, saber o que deu certo e também o que deu errado. Aprender com as próprias falhas faz parte de qualquer processo, que pode ser modificado conforme a necessidade.

Mas, para realizar essas mudanças, é preciso estar de olho nos números. Interpretar dados para tomar decisões é um do principais desafios do administrador do futuro.

Transformação digital

Além da globalização e das mudanças constantes no cenário econômico, cultural, social e político, novos modelos empresariais, novos métodos de negócio e novos modos de compartilhar informações são consequências da transformação digital. 

Por isso, a inclusão de habilidades e competências em áreas como análise de dados e ter noções de marketing digital é fundamental para que o profissional esteja pronto para o mercado de trabalho. 

Mas, não é um bicho de sete cabeças: essas mudanças na realidade facilitam e integram processos, portanto, utilize a tecnologia a seu favor!

Como podemos ver, o principal desafio do administrador do futuro é se adaptar às mudanças! As palavra-chave são: flexibilidade e inovação, saber agir da forma certa, no momento certo!

Quer saber mais sobre Administração? Assine nossa newsletter e fique por dentro do assunto!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?