Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?

Carreira

10 aplicativos para estudar e ser mais produtivo

20 fevereiro, 2020

Em tempos de transformação digital, aplicativos para estudar têm sido valiosos aliados para estudantes de todo o mundo. Pouco a pouco, a forma tradicional de aprendizado se moderniza, adaptando-se à nova realidade do mercado.

A aquisição de conhecimento é um processo diverso, ou seja, cada indivíduo possui uma forma própria de aprender e, quanto mais caminhos houver para essa jornada, melhor. Seja pelo smartphone, tablet ou computador, milhões de estudantes têm se beneficiado de aplicativos para produtividade.

E é isso que a tecnologia é capaz de proporcionar: conteúdos dinâmicos, gamificação, simulados interativos e outras ferramentas que ajudam na assimilação de conteúdo. 

Embora a Internet também seja um ambiente fértil para distração, prejudicando o foco nos estudos, é possível ficar conectado e aproveitar diversas facilidades para exercitar conhecimento, de forma dinâmica interativa e acessível.  

Precisa dar um gás naquela disciplina mais difícil, gerenciar seu tempo de forma eficaz ou simplesmente se preparar para alguma prova? Conheça alguns aplicativos para estudar e ser mais produtivo!

10 aplicativos para estudar e te oferecer mais produtividade

1. Flat Tomato

Manter a concentração e seguir o lema “Pare de começar e comece a terminar” é um grande desafio. Para manter o foco nas atividades, o app Flat Tomato é uma boa pedida!

Este aplicativo consiste na técnica de gestão de tempo Pomodoro, determinando um tempo de 25 minutos de foco na sua atividade. Ao final dessa etapa, você tem mais 5 minutos de tempo livre. 

Este tempo deve ser usado para uma breve pausa, para tomar um cafezinho ou esticar a coluna. Após isso, o aplicativo volta a contar 25 minutos e o ciclo se reinicia.

O método surgiu na década de 80, quando o italiano Francesco Cirillo usou um timer de cozinha, com o formato de um tomate, para gerenciar o seu tempo (pomodoro, em italiano, significa “tomate”). Foi constatado que fluxos de trabalho divididos em blocos melhoram a agilidade do cérebro e estimulam a concentração.

2. Manual de redação

A redação é uma importante etapa de vestibulares e outros processos seletivos. Ter capacidade de argumentação e estruturação de ideias, por meio de um Português claro e correto, exige preparo, técnica e atenção.

O app Manual de Redação dá várias dicas sobre todos os tipos de texto (crônicas, poemas, dissertações, narrações etc.), ilustrando-os com exemplos e tutoriais para exercitar a escrita. 

Além de ser muito útil para quem vai ingressar na faculdade, o app ajuda você a ficar afiado na escrita e com total confiança para redigir sobre temas diversos! Esta habilidade é essencial para o mercado de trabalho: ter uma boa comunicação, na fala e na escrita, é uma das habilidades mais valiosas do profissional do futuro.

3. Instapaper

O Instapaper é aplicativo que permite que o conteúdo da Web seja salvo para ser “lido mais tarde” em um e-reader, smartphone ou tablet. Ideal para criar uma lista de fontes confiáveis, em assuntos que exigem maior atenção.

Este app é como uma lista de favoritos, permitindo gerenciar de diversas formas o conteúdo pré-selecionado. Além de escolher o formato de texto, o usuário podem alterar a cor do fundo de tela, a claridade do display e selecionar um modelo de fonte, personalizando a experiência.

4. Trello

O Trello é um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas que segue o método kanban. Ele permite a criação de diversos quadros e colunas, com atividades e suas descrições.

Dentro de cada coluna é possível adicionar um ou mais cards, com o conteúdo que o usuário desejar. Assim, é possível visualizar de forma facilitada todas as tarefas, ajudando o estudante a organizar o cronograma de estudos de forma interativa e integrada.

5. Passei Direto

Uma das mais famosas plataformas de estudo, o Passei Direto é administrado por estudantes e especialistas nos mais diversos assuntos. O PD funciona como uma rede social acadêmica, conectando pessoas de diferentes universidades.

Com uma estratégia de gamificação, na qual os usuários ganham pontos ao se destacarem em determinado assunto ou iniciativa, a plataforma permite compartilhamento de materiais de estudo, além de tirar dúvidas por meio de perguntas e respostas enviadas pelos colaboradores. 

6. Duolingo

Estudar um novo idioma é fundamental para acrescentar aquele diferencial competitivo no currículo profissional. O Duolingo é uma das mais conhecidas plataformas de e-learning de idiomas, com milhões de usuários ativos.

Este app também utiliza a gamificação para assimilação de conteúdo. Conforme o progresso do usuário, uma árvore de habilidades é criada, para que o estudante visualize cada avanço na trilha de conhecimento. 

Além de facilitar o aprendizado, o Duolingo permite que o aluno desenvolva capacidade de ser autodidata.

7. Evernote Scannable

Nem sempre é possível reunir fontes digitais. Por isso, muitas vezes fica complicado organizar anotações e insights de materiais online e livros físicos. O Evernote Scannable funciona como um scanner para qualquer documento.

Basta utilizar a câmera do celular para escanear páginas e convertê-las em arquivos PDF de alta resolução. Assim, fica mais fácil para acessar fontes que só existem na prateleira da biblioteca!

8. Maths Formula

Que tal aprender fórmulas e cálculos de forma personalizada e interativa? Este app conta com conteúdos para estudantes e universitários, abordando diferentes áreas, como Geometria, Álgebra, Trigonometria, Equações, Geometria Analítica, Diferenciação, Integração, Matriz, Probabilidade e Estatística, Conversão de Unidades e Truques de Matemática.

O Maths Formula possui muitas ferramentas para calcular as formas geométricas ou encontrar as raízes das equações. Os usuários também podem compartilhar qualquer fórmula com os amigos de várias maneiras: email, mensagem ou Facebook.

9. Semper

Fácil de usar e utilizado para exercitar o raciocínio lógico, por meio de atividades envolvendo conhecimentos gerais, exercícios matemáticos, quebra-cabeça de idiomas e outros temas. É considerado um dos melhores aplicativos para estudar!

O Semper consiste em um método de micro aprendizado sem esforço, em um ritmo de aprendizado personalizado, dinâmico e eficaz. 

10. Questões ENEM

Este app, como o próprio nome já diz, dispõe as provas do Enem, para que o usuário possa realizar simulados. Refazer provas de edições anteriores é a melhor forma se preparar para o exame.

Além de se familiarizar com os temas mais abordados de cada disciplina, o usuário aprende a controlar o tempo e acompanhar as principais dificuldades. 

Assim, o estudante consegue se organizar para focar nas disciplinas que precisam de mais atenção, além de, no dia do exame, estar mais confiante quanto ao tempo de prova!

Viu como os aplicativos para estudar são importantes para sua produtividade? Utilize a tecnologia a seu favor e tire proveito dessa facilidade!

Gostou do artigo? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhum post!

Newsletter VX Comunicação

Quer saber como escolher o curso certo para a sua carreira?